quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O Carnaval passa, a sua imagem fica


Publicado em 20 de fevereiro de 2017
Marc Tawil

Na era da conectividade total, se preocupar com a imagem que você irá passar nas redes sociais durante o Carnaval é tão importante quanto beber água, passar protetor solar e não dirigir alcoolizado na volta do bloquinho.

Uma foto mal tirada, um comentário impulsivo ou até uma brincadeira de mau gosto na rede podem arranhar – e bastante – uma carreira.

Para não estender a sua próxima Quarta de Cinzas pelo ano todo, a regra de ouro é festejar com um mantra na cabeça: “O Carnaval passa, a sua imagem fica”.

É inocente imaginar que em ambientes festivos e liberados do século 21 não sobrarão flashes desgovernados, tweets direcionados ou até cliques propositais que alcançarão, antes do fim da folia, o WhatsApp e a caixa postal de dezenas de colegas, não colegas, chefes e, prato cheio: desafetos.

Dá tempo

Ainda é possível manter-se longe dos riscos desnecessários à imagem durante o Carnaval 2017. E, para isso, valem as mesmas regras aplicadas para redes sociais nos demais 360 dias do ano:

Não festeje a pausa no trabalho tratando-o como “forca”, “inferno”, “purgatório”
Não use a libertação da Festa de Momo para reclamar em público do salário, da chefia, dos colegas
Não publique fotos onde apareça embriagado ou praticando qualquer ilícito
Não apareça nu, quase nu ou exibindo partes íntimas (nem fazendo menção a)
Não marque nem cite ninguém do escritório que não esteja com você – especialmente pessoas com quem você não se relaciona
Não humilhe, não ofenda, não exponha. Não deturpe seus valores nem princípios
Fuja de temas polêmicos ou que resvalem em preconceitos de toda sorte na hora de vestir uma fantasia ou carregar um cartaz
Lembre-se que toda zoeira tem limites – inclusive durante o Carnaval
Se beber, não poste
Se postar, não assassine a língua portuguesa
Caso uma postagem sua tenha repercutido mal, assuma o erro e prepare rapidamente uma resposta curta e honesta. Explique a situação e acalme os ânimos. Quando, e se for possível, peça desculpas pessoalmente ao(s) envolvido(s).

Lembre-se que rede social é vida pública, e não privada.

E se nem isso convencer você, fixe duas palavrinhas que, assim como a fé, não costumam falhar: “bom senso”.

No mais, é isso. Divirta-se!

#ProfissãoCarnaval

****

Marc Tawil

-------------------------------X--------------------------------------------X---------------------------------------

Entendo os que discordam, mas concordo plenamente com o autor do texto, estamos em tempos de informações rápidas, e as imagens correm mais rápidas ainda, se forem negativas então, não correm, voam. Carnaval é um prato cheio para imagens que vão gerar dores de cabeça muito além dos 4 dias de folia... Por mais que queiram dizer que a vida pessoal não pode ser misturada com a profissional, realmente eu não consigo dissociá-las por causa de uma festa, o "João "continua "João" no trabalho ou no bloco. Excessos podem prejudicar carreiras promissoras sim, ou até que a celeuma causada por uma imagem constrangedora passe, muito estrago pode ser feito, as publicações e postagens sensacionalistas não nos deixam mentir. Bom carnaval para quem gosta de carnaval, e bom feriado para quem não gosta de carnaval. Não custa ser cuidadoso nos dias dessa festa tão popular e preservar todos os outros dias do ano que restam. ;) Silvia Miriam

Nenhum comentário:

Postar um comentário