terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

2. E se Jesus voltasse hoje???

E Se Jesus Voltasse Hoje?

“Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.”
Apocalipse 16:15

E se Jesus Cristo voltasse hoje? Para aqueles que não O receberam como Senhor em seus corações e não O confessaram com suas bocas, é o fim da linha. Para os cristãos é a garantia da vida eterna. Mas será que a nossa salvação está garantida? Temos vigiado, e guardado nossas roupas para o Dia do Senhor? Ele virá como o ladrão, sem aviso, sem data marcada. Por isso, vigiar é preciso!



“Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.”
Marcos 13:33
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”
Marcos 14:38
“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”
Mateus 25:13
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”
1 Pedro 5:8
“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.”
1 Pedro 4:7

Há ainda diversos outros versículos em que Jesus nos adverte a vigiar. E quando Ele diz “vigiar”, não se refere a observarmos o tempo, os acontecimentos, os sinais, mas a nossa vida.
Quando Jesus nos chamou para si, nos chamou para a santidade. Uma pessoa santa é uma pessoa separada para Deus. É diferente das demais. Nós somos capazes de identificar uma pessoa diferente em um grupo, seja pela roupa, pelas características físicas, pelo falar ou agir.
Como cristãos temos o Espírito Santo de Deus em nós; logo, precisamos ser diferentes das pessoas do mundo. É algo inegociável. Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, e precisamos ser parecidos com Deus.
É difícil, claro. Mas não é impossível. É, porém, necessário algo muito importante: conhecer a Deus. Como poderemos ser parecidos com Ele se não O conhecermos?
Nenhum humano conhece a Deus por completo. A Bíblia nos diz que chegará o dia em que conhecermos por completo, conforme somos conhecidos. Por hora, temos a oportunidade de conhecer um pouco do nosso Deus. Como? Pela Bíblia! Conhecer a Bíblia é indispensável! Pois na Bíblia descobrimos as qualidades de Deus, Suas atitudes, a forma como age, como se relaciona com o homem, o que espera de nós, como reage às nossas ações, o que Ele tem preparado para o seu povo. Tem também informações sobre a natureza, nossas relações com as demais pessoas, trabalho, educação, enfim, tudo!
Um cristão que não conhece a Bíblia não conhece a Deus. Logo, não é cristão! Conhecer, não é deixar a Bíblia aberta no salmo 91, decorar o salmo 23, João 3.16 ou outros versículos chaves. É saber quem foram os profetas e como Deus operou através deles; saber porque Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus; saber porque Amom e Moabe eram povos amaldiçoados; conhecer as alianças que Deus firmou com seu povo; conhecer as premissas e as promessas do Senhor. E tanto mais que as Escrituras Sagradas nos esclarece.

Acredito que se Jesus voltasse hoje, muitas pessoas que estão na igreja não seriam salvas apenas por falta de conhecimento.
Oséias 4.6 diz: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. “

Faltou conhecimento para o povo de Deus.

No início do século XVI aconteceu a Reforma Protestante. Até então, somente os padres tinham acesso à Palavra de Deus, e não ensinavam ao povo sobre ela. Eles usavam os textos que desejavam durante as missas, em latim. E nem todas as pessoas entendiam. Lutero, ícone da reforma, traduziu a Bíblia para que as pessoas a compreendessem. Essa reforma alterou a forma como as pessoas cultuavam ao Senhor, suas vidas eclesiásticas, seus comportamentos. Todas essas mudanças aconteceram simplesmente porque o povo adquiriu conhecimento. Hoje, temos, ao menos em português, Bíblias de todas as versões possíveis. E ainda assim há quem não a conheça. Existem pessoas que defendem uma nova reforma. Eu acredito que basta ler a Bíblia.

“Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”
Lucas 18:10-14

Se há dificuldade para interpretação da Palavra de Deus, basta pedir ao Espírito Santo de Deus, que nos ajudará a discernir todas as coisas.
Não digo que aprenderemos tudo sozinhos, de forma alguma. Mas se não temos conhecimento, não somos capazes de discernir entre o certo e o errado. Quem não conhece as ordenanças de Deus e nem sabe como Ele age, vai entrar nessa de se não humilhar. Vai ficar para trás...

“Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.”
Atos 5:9-11

Tudo bem, nosso Deus é misericordioso. Mas somos tão bons assim, tão dignos, que poderemos desse nosso jeito ver a Cristo? Claro que não! Nossos corpos serão renovados, e aí sim poderemos ver o Senhor. Nenhum homem nunca viu a Deus pois não suportaria, morreria na certa. A Bíblia nos diz isso.

A Palavra de Deus está à nossa disposição. Se morássemos em alguns países onde a Palavra de Deus é proibida, poderíamos nos queixar, mas aqui no Brasil, não.

Leia a Bíblia. Leia todos os capítulos, todos os textos. Veja os mapas, a lista de concordâncias. Estude sobre a nossa arma. Um guerreiro que não sabe usar a sua espada morre.
Estude sobre Jesus. Para sermos miniaturas dEle na terra, precisamos conhecê-lo. De outra forma, não seremos capazes de imitá-lo, e estaremos mais distantes de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário