quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Pronto-socorro da alma

Chega até a Psicanálise quem sofre, quem está incomodado, quem busca mudanças. Chega à Psicanálise quem está há muito tempo tomando coragem para sair da zona de (des)conforto. Chega à Psicanálise quem já foi ao médico, academia, centro de Yoga, igreja, centro espírita, umbanda e nada resolveu. Quem já toma remédio. Quem não tem ideia do que está procurando. Só chega.

Nesse ponto, depois de muitas tentativas frustradas, o candidato à paciente chega ao Psicanalista cansado, desamparado e desesperado. Ele (des)espera uma solução rápida para seus problemas - quais problemas?

Na Psicanálise os sentimentos vão ser acolhidos, ouvidos, cuidados, mas não serão tomados como protagonista do processo. O consultório Psicanalítico é tomado por perguntas, por investigação e pelo desenvolvimento do pensar, se responsabilizar e desautomatizar seu sistema psíquico.

Não se vai a um pronto-socorro se está com dor de cabeça há 5 meses, neste caso, procura-se um Neurologista para que ele investigue a causa das dores, diagnostique e medique corretamente. Com nossa alma acontece de forma parecida: ouvimos, investigamos, pensamos em novos caminhos. A diferença é que nossos exames não são tão tecnológicos: eles são todos através da fala, confrontando o tempo todo com a resistência do paciente em sair do lugar conhecido e para ir a um lugar novo.

Por isso a Psicanálise é um processo que não tem tempo e tem todo o tempo do mundo, ao mesmo tempo.

|
Fernanda Correa Brito - CRP 06/102387

Nenhum comentário:

Postar um comentário