terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Janelas Para O Mundo


Bom,
Hoje eu estava estudando no meu laptop, organizando orçamentos, preparando e atualizando meus arquivos e-mails etc... E enquanto esperava esta ou aquela página abrir, navegava... por inúmeros assuntos diversos. Nossa! enquanto fazemos nossas atividades corriqueiras no computador, dentro de um quarto ou uma sala qualquer, isolados da vida lá fora, dia ou noite, sol ou chuva, temos uma imensidão de mundos aqui dentro dessas janelinhas q literalmente vão se abrindo... Amo a internet... a possibilidade de conhecer culturas distantes em tempo real é fascinante. Atualizadas, ilustradas, ricas de conhecimento ou de inutilidades... Boas ou más. Enriquecedoras ou destrutivas... A escolha é nossa. Tem para todos os gostos e todos os assuntos. O filtro é nosso. Uma janelinha leva à outra... e outra... e outra... infinitamente. Participar de vários sites e blogs, enfim, as mídias sociais: é inebriante e envolvente. Não sabemos nem se andam nos lendo ou não, mas sabemos q deixar nossas opiniões (que mudam o tempo todo) registradas e mais adiante talvez, editadas ou deletadas, nos dá prazer e satisfação. O limite é questão de opinião, bom senso, tempo e condições financeiras. Essas janelinhas abrem para o lado q nos interessa. Que nos chama a atenção. Então é fácil perceber que se eu sou otimista, alegre alto-astral, de bem com a vida, positiva... sei lá... dificilmente vou abrir páginas diferentes do que me atrai. Posso até passar os olhos no que não é o que me interessa, mas isso não vai muito longe. Então, do outro lado é a mesma coisa. As janelas puxam uma a outra e o meu interesse é quem à mantém aberta.
Depois disso tudo, gosto de pensar como é bom, ter a informação à mão de maneira tão rápida... Pulando aquela parte de coisas ruins ou depreciativas postadas para atingir mesmo, que podem anular uma pessoa. De tão negativa levar às pessoas à depressão ou coisas muito piores. Enfim, eu escolho uma janela para aprender à plantar flores nos jardins ou nas almas dos outros, ou escolho janelas para aprender à armar meu coração ou minhas mãos contra os outros. Janelas no meu laptop abertas, para paisagens lindas, lugares impressionantes, notícias incríveis, descobertas maravilhosas, culturas diversas, receitas, moda, carros, etc... etc e tal. Ou janelas abertas para o mau, para o incorreto, o ilícito, o depravado, o doentio, a perseguição e a humilhação... As janelas estão na nossa frente, na tela de quantas polegadas quisermos, abertas para aquilo que nos interessa. A criação de Deus? As paisagens deslumbrantes desse mundo gigante. O homem q Deus ama... Os animais e suas exuberantes idiossincrasias. As construções humanas q desafiam a lei da gravidade e a criatividade. Os povos e suas cores. Suas formas. Suas manias. Ou o que antagoniza à Deus? A pedofilia... a corrupção... as armas e a criatividade p matar o semelhante. A extinção de espécies maravilhosas... A corrupção. O roubo da inocência. A destruição do meio ambiente e da humanidade... Deleitemo-nos no que nos agrada, abrindo janelas para nossas mente. Ou abertas apenas para a informação. Para a educação. A escolha da janela à ser aberta é nossa. Se entreabrimos janelas ou se escancaramos janelas, se olhamos por elas ou se só deixamos abertas, vai sim influenciar a janela do nosso coração. A escolha é nossa e o menu é infinitamente variado.

Silvia Mirian

Nenhum comentário:

Postar um comentário