sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nome do Senhor X nome do homem


"Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. (Gn 11:4)"


Torre Burj Khalifa em Dubai, com 828 metros, é atualmente a maior edificação já feita pelo homem

A prática de invocar o nome do Senhor e os incidentes de Ronan (China) e Kênia (África)

Ninrode era um valente caçador diante do Senhor. Em meio a conflitos, ele foi conquistando os homens e aos poucos se viu em alta posição. Então, Ninrode construiu a cidade de Babel, e começou uma torre, cujo tope intentava que atingisse o céu.

Os filhos de Noé deveriam continuar a invocar o nome do Senhor, mas devido a Cam ter visto a nudez de seu pai, ele e sua descendência pararam de invocar o Senhor e surgiu Ninrode. Antes os homens invocavam o nome do Senhor, mas agora passaram a substituí-lo pelo nome de Ninrode. A torre de Babel visa divulgar e invocar o nome do homem. Divulgar o nome do homem e não o de Deus é obra de rebelião.

Precisamos pregar a boa-nova pras pessoas que é invocar o nome do Senhor. Mas ainda assim, devemos tomar cuidado. Algum tempo atrás, alguns levaram esta prática de invocar o nome do Senhor pra China, a uma região do interior da China chamada Ronan. Ali haviam muitos cristãos, alguns levaram esta prática para lá e os cristãos de Ronan a receberam e começaram a invocar o nome do Senhor. Mas no meio deles surgiram homens ambiciosos e começaram a incitar seus seguidores a invocar o nome deles. Assim como foi na torre de Babel.


A torre cujo tope atinge o céu é para divulgar o nome do homem. Nome de que homem? É o homem que eles idolatram, o herói deles, Ninrode. Ele propagavam o nome de Ninrode. Amados irmãos, é com isso que precisamos tomar cuidado. Pessoas com ambição se aproveitam disso.

Mesmo no Kênia - África aconteceu isso. Quando fomos ajudar no Quênia, na primeira vez, quando o irmão Lee ainda estava vivo, nós levávamos alguns dentre eles a conferência em Anaheim - EUA, e um dos participantes levou de volta esta prática de invocar o nome do Senhor. Só que, aos poucos, ele foi transferindo este invocar do nome do Senhor para o seu próprio nome. fazendo as pessoas invocarem: "Oh, Jonh Oco!"

Isso introduziu uma deformação. Por isso, na hora de invocar o nome do Senhor, devemos ser cuidadosos. Claro que o Senhor sabe como lidar com essas coisas, graças ao Senhor.

Então, na torre de Babel, o homem rebelou-se contra Deus, exaltando seu próprio nome. Deus também queria destruir essa humanidade de então. Mas usar novamente um dilúvio não poderia, pois Deus havia feito uma aliança com Noé após o dilúvio de que não mais destruiria a humanidade com água. Que fazer? Deus confundiu a linguagem deles.

A torre de Babel é para unir os homens em torno da vontade deles mesmos. Mas quando Deus confundiu a linguagem deles, não conseguiram mais se comunicar e cada um teve que seguir seu próprio caminho e se espalharam pelas regiões da terra.

Como todo homem tem uma necessidade de Deus em seu interior, de adorar um deus, uma vez sem o verdadeiro Deus ele procura substituir essa necessidade com deuses falsos. Assim foram surgindo em cada cidade os seus ídolos.

A maioria das pessoas viviam na região da Caldéia, cada região com sua linguagem. Mas a vontade de Deus não podia ser deixada de lado com o incidente da torre de Babel, Deus precisava restaurar a situação. Então no meio da terra de ídolos, da Caldéia, Ele foi procurar uma pessoa. Como os filhos de Adão elevaram o nome de um homem, Deus os abandonou e foi procurar um homem chamado Abrão. A este homem Deus ordenou que saísse de sua terra e parentela, para a terra que lhe iria mostrar.

Por ser jovem demais, Abrão não saiu do lugar. Mas seu pai o levou de Ur dos Caldeus para Harã, onde ficaram. Harã era cidade da Assíria. Saiu de uma cidade caldéia para uma cidade assíria.

A Bíblia cita outra cidade da Assíria, a cidade de Nínive, onde esteve o profeta Jonas. Deus enviou Jonas para esta cidade assíria, onde todos eram pecadores e Deus a queria destruir. mas, cheio de amor, primeiro enviou Jonas a Nínive para dizer aos seus moradores: "Vocês serão destruídos pois acumularam muito pecado e Deus irá puní-los".

Mas Jonas sabia que Deus era um Deus de amor. Ele pensou: "Deus quer destruir tantas pessoas. Se eu for lá advertí-los e eles se arrependerem, Deus volta atrás. E onde fica eu com minha credibilidade? Vou falar que Deus vai destruir a cidade e Deus não destrói, como fica minha credibilidade?" Assim Jonas procurou fugir de todo jeito da ordem de Deus, fugir de Nínive.

Por fim, Jonas acabou caindo na boca de um grande peixe, onde ficou três dias e três noites. Depois disso, o peixe o cuspiu para fora, e ele foi para a cidade de Nínive. Após o povo se arrepender, Deus sendo um Deus de amor e misericórdia, os perdoou. Jonas ficou do lado de fora da cidade e muito desgostoso pensou consigo: "Eu sabia que isso ia acontecer. Deus mandou que eles se arrependessem e agora que se arrependeram, Deus não vai mais destruí-los."

Deus chamou a Abraão do mundo dos ídolos (Caldéia) mas agora eles permaneceram no mundo do pecado (Assíria). Inda não é o que o Senhor quer. Deus quer que Abraão vá até a terra prometida. Depois que seu pai morreu, ele finalmente saiu.

Texto da Conferência Internacional - Mar/2012 - Mensagem 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário